4 Livros que ajudam no Autoconhecimento e Carreira
14953
post-template-default,single,single-post,postid-14953,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

4 Livros que podem te ajudar no Autoconhecimento

4 Livros que podem te ajudar no Autoconhecimento

No post 5 Livros que podem te inspirar a Transformar sua Vida, compartilhei algumas obras as quais foram Fontes de Inspiração na busca por Autoconhecimento.

 

Livros que me ajudaram a dar o pontapé inicial.

O primeiro passo que tomei quando comecei a me sentir angustiada, perdida com o rumo que minha vida tomava, foi refletir e me perguntar:

Eu estou feliz?

O meu subconsciente ainda me deixava perdida, me pregando peças e colocando dúvidas nas minhas respostas. De tanta me questionar, a resposta surgiu…tão clara que me tocou lá no fundo da alma: Não Jussara, você não está feliz!

O segundo passo foi tomar uma decisão: deixar o trabalho. E junto com ele, o plano de saúde, os benefícios do cargo, o salário todo mês na conta.

Não foi fácil deixar mais de 10 anos de trabalho e dedicação na área financeira. Mas, no fundo, eu sabia que era o melhor a ser feito, precisava sair em busca do meu propósito de vida.

Hoje, quando digo que faço aquilo que amo, amigos por vezes confessam que estão insatisfeitos com sua profissão. A maioria sentem-se perdidos, e nem sabem que rumo tomar.

Geralmente, me perguntam: “O que fazer para encontrar o meu propósito?”

Costumo dizer:

  1. Comece a se conhecer primeiro.
  2. Depois, descubra aquilo que te dá prazer (algo você continuaria fazendo mesmo com todo dinheiro do mundo).

 

Foi exatamente o que eu fiz.

Nesse artigo cito os livros que me ajudaram nesse período de transição. Enquanto estava no meu processo de busca eu também me questionava se tinha tomado a decisão certa: Deixar o emprego para escrever? Será?

Por isso, antes de embarcar na profissão dos meus sonhos, esse processo de autoconhecimento foi primordial para me fortalecer. Além dos livros, alguns filmes e documentários também foram igualmente importantes (vou indicá-los em um próximo post).

Confesso que, a leitura foi a chave mestra. Com ela, pude abrir cada porta de dúvida que foi surgindo para, enfim, me deparar com escrita.   E quais foram esses livros que me despertaram para o Autoconhecimento?

1 – Homens São de Marte e Mulheres são de Vênus – John Gray

Cito no meu livro que o meu relacionamento foi um dos motivos da minha transformação pessoal.

Os conflitos em casa e a minha insatisfação profissional estavam me levando ao fundo do poço. Foi então que resolvi ler “Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus”, do autor John Gray. Eu já havia tentado ler o livro de Gray em uma outra ocasião. Porém, não me identifiquei com a narrativa do autor, naquele momento de vida. Mas, dessa vez…Bingo! “Nossa, não é que eu sou assim mesmo!”, “Poxa vida, então é assim que o Multitarefeiro pensa?”, eu repetia, enquanto lia.

O livro me fez refletir como homens e mulheres são, de fato, tão diferentes. Pensam e agem de formas tão distintas. O que mais me chamou atenção no livro foi a parte em que os homens não gostam de conselhos “não solicitados”, ou que apontemos os seus erros ( Tão eu!). E do lado das mulheres, nossa necessidade de ser ouvidas. Por isso, um apelo aos marcianos: Por favor, não mudem de assunto enquanto estamos falando!

Durante a leitura do livro fui compartilhando com o meu marido os pontos abordados por Gray e aproveitamos para acertar alguns “ruídos” de comunicação na nossa relação. O livro de Gray veio em uma boa hora, caso contrário, eu já estaria a caminho de Arraial D’ajuda, solteira, sem lenço e com documento, e Os Opostos se Distraem sem ser finalizado.

2 – Os Quatro Compromissos – Don Miguel Ruiz

4 Livros que podem te ajudar no Autoconhecimento e encontrar a Profissão dos seus Sonhos

Os Quatro Compromissos, de Don Miguel Ruiz é um livro de cabeceira. Eu o li enquanto ainda estava me preparando para deixar o trabalho.

Os compromissos citados na obra são:

1-Ser impecável com a palavra;

2-Não levar nada para o pessoal;

3-Não tirar conclusões precipitadas; e

4-Sempre dar o melhor de si.

Eu me identifiquei em cada compromissos citado pelo autor. Mas, o meu maior pecado pessoal, citado no livro, ainda é “Ser impecável com a palavra”, principalmente, no meu relacionamento. Como diz o Multitarefeiro “Jussara, você fala demais!”. Talvez, hoje, eu fale menos. Mas ainda falo!

Não ser impecável no que fala, prejudica tanto você quanto a pessoa para quem se dirige. Por isso, respire fundo quando for falar algo que magoe o outro. Tente encontrar a palavra certa, ou deixe para falar depois. Se você quer saber um pouco mais sobre os demais compromissos, não deixe de ler o livro.

3- O Que eu Sei de Verdade – Oprah Winfrey

4 Livros que podem te ajudar no Autoconhecimento e encontrar a Profissão dos seus Sonhos

 

Eu sou fã incondicional dessa mulher. Negra, batalhadora, foi muito além do que imaginava.

O livro é curto e uma delícia de ler. Nele, a autora reescreveu os artigos publicados na sua revista “O Magazine” a respeito “das suas certezas” sobre a vida. Ela mesmo afirma que, muita das vezes, não foi fácil encontrar respostas.

A obra é dividida em: Alegria, Perseverança, União, Gratidão, Possibilidade, Deslumbramento, Lucidez e Poder. Em cada relato, ela conta um pouco da sua experiência, das pessoas que encontrou, e do que aprendeu como uma das mulheres mais influentes e poderosas dos EUA.

No início, ela relata sua experiência de acompanhar a diva Tina Tuner em um de seus shows. Era um sonho! Segundo Oprah, “Foi a experiência mais estressante, apavorante, e empolgante da minha vida!”. Estressante e apavorante com a diva Tina Tuner? Como assim? Se ler o livro, você vai entender!

No entanto, de todas as passagens do livro, a que mais me tocou foi o relato de sua entrevista com John Diaz, sobrevivente de um acidente de avião. Ele conta à Oprah que quando o avião começou a pegar fogo pode ver a “aura” das pessoas saindo de seus corpos. Parecia uma energia luminosa deixando o corpo dos passageiros em chamas. Ele afirma que algumas eram mais vibrantes do que outras; era como se indicasse como cada pessoa tinha vivido sua vida na terra.

Lendo esse trecho eu chorei e pensei: quero ter uma “aura” vibrante!

4- Você Pode Curar sua Vida – Louise Hay

4 Livros que podem te ajudar no Autoconhecimento e encontrar a Profissão dos seus Sonhos

E por fim, outro livro de cabeceira – Você Pode Curar sua Vida, de Louise Hay. Ele foi como um remédio natural na minha fase de transição. Me fez refletir sobre vários aspectos da vida. Louise Hay me fez tomar consciência da responsabilidade por tudo aquilo que acontece a nós mesmo e ao nosso redor.

Seja com relação ao sucesso e ao fracasso, a saúde e a doença. Foi um livro que me fez abrir os olhos sobre os pensamentos e sentimentos negativos e sua ação perniciosa.

Ela também ensina uma série de afirmações positivas para praticar no dia a dia, dependendo do tipo de aflição que você esteja passando no momento. Depois de ler “Você Pode Curar sua Vida”, você provavelmente não vai ficar se lamentando, vitimizando, ou mesmo, procurando culpados pelas suas insatisfação pessoais.

E, lembre-se: Você, somente você, pode Curar a sua Vida!

Esses foram mais alguns livros que fizeram parte do meu desenvolvimento pessoal.

Quer receber via email um aviso quando houver artigo novo ou lançamento de livros?

Então, assine minha Newsletter.

Espero que tenham gostado! Até a próxima e Namastê.

Escritora, casada, ex-workaholic. Adora bichos e viajar. Descobriu-se escritora aos 39 anos de idade. Em 2015, seu Retorno de Saturno “particular” foi um incentivo para uma reviravolta na vida. As dificuldades no casamento e as insatisfações com a profissão a levaram para esse mundo encantador da escrita. Os Opostos se Distraem é seu primeiro livro.

Compartilhe! =D
Nenhum comentário

Postar um comentário