Conheça os seus Pontos Fortes e Fracos com a Ayurveda
354
post-template-default,single,single-post,postid-354,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Conheça os seus Pontos Fortes e Fracos com a Ayurveda

Conheça os seus Pontos Fortes e Fracos com a Ayurveda

Olá,

Você deve estar lendo este post devido o artigo anterior – “Ayurveda e os Doshas podem te trazer equilíbrio físico, mental e espiritual, com o questionário para descobrir qual é o seu Dosha.

Provavelmente, respondeu as perguntas e está ansiosa(o) para saber sobre as características do seu biotipo ayurvédico. 

 

Agora, caso tenha encontrado este texto na internet, recomendo ler o artigo acima primeiro. Nele você terá acesso às perguntas relacionadas a cada Dosha específico – detalhados mais abaixo.

Se você  respondeu o questionário e já sabe qual é o seu biotipo, chegou a hora de conhecer mais sobre ele e se dedicar-se ao seu bem-estar físico, mental e espiritual. Da mesma forma que, felizmente, decidi fazer há alguns anos atrás.

Boa sorte e torço para que goste do resultado!

Descubra seus Pontos Fortes e Fracos com a Ayurveda

Designed by Chevanon Freepik

 

VATA

As pessoas do biotipo Vata, como eu, são regidas pelos elementos éter (espaço) + ar.

Geralmente tendem a ser magras com dificuldades para ganhar peso. Os pés e mãos são frios devido a circulação sanguínea e a pele tem tendência a ser seca e com rugas. E por esse motivo não se sentem confortável do clima frio e seco, preferindo o clima de primavera ou verão onde o sol predomina. Apresentam pouca resistência física do que os demais doshas e uma das característica é o peito “chapado”. Na maioria das vezes o cabelos são finos e ondulados e a pele seca e áspera.

O perfil de Vata é de uma pessoa que adora mudanças e falta de rotina. Não obstante é o dosha que oferece a mobilidade para todas as demais funções do corpo – mentais e físicos. Vata tem por finalidade regular nossos pensamentos e a digestão dos alimentos no nosso corpo. Definitivamente, não gosta de ficar parado, e portanto, sente-se atraído por atividades que exigem mover o corpo, tais como corrida, dança, mas devido sua falta de resistência fica facilmente cansado, por isso tende a desistir de uma atividade para iniciar uma outra.

Sua ânsia por mudança o torna uma pessoa que adora viajar. Mas, por outro lado, essa característica o faz ter dificuldades em firmar relacionamentos. Fica entediado e desmotivado com facilidade e por isso sente prazer em mudar de casa, emprego, cidade, móveis.

A mente de Vata é dinâmica e muito criativa, permeada por uma imaginação fértil e ótimas ideias. Gostam de arte e de estar próximos a natureza. Falam rápido e agem rápido, mas em estado de excitação não pensam muito antes de agir e, por isso, costumam ser impulsivos. Essa impulsividade o fazem ser autoconfiantes demais e tomar decisões erradas, as quais podem se arrepender depois.

Em desequilíbrio, o medo, a ansiedade e a insegurança são muito comuns em Vata. Além disso, podem ter interrupções no sono durante à noite ou insônia.

Pessoas desse biótipo tendem a dormir menos que os demais doshas e, mesmo assim, tem toda disposição para acordar cedo no outro dia. Sua frequente necessidade de mudança também pode levar ao desequilíbrio provocando gases intestinais, prisão de ventre, rigidez muscular e tensão.

O excesso de Vata leva o indivíduo a impaciência e a intolerância, bem com agravar os sintomas da TPM em mulheres.

Em equilíbrio tem como atributos a clareza de idéias, aflorando sua sensibilidade e clarividência. Se sua mente estiver clara e a imaginação fluindo, empolga-se com novas ideias Porém sua empolgação pode ser passageira e podem ser tentados a deixar a ideia de lado. Se entregam ao amor sem receio quando equilibrados.

Na busca ao equilíbrio, Vata deve introduzir uma rotina e procurar mantê-la. A regularidade na alimentação e nos horários para comer, dormir e acordar diminuirá o desconforto causados pelo excesso de Vata.

Com relação a alimentação, Vata é o dosha cuja a digestão é mais lenta, e por isso possui problemas para absorver os nutrientes dos alimentos que para a Ayurveda é fator pouco favorável para esse dosha. Geralmente come depressa e em pouca quantidade, mas possui um apetite que varia bastante, podendo comer muito em um dia e pouco no outro.

Devido comer depressa e em poucas quantidades, o dosha se agrava levando ao desequilíbrio. E apesar de apreciar alimentos adstringentes como saladas e vegetais tais alimentos frios e crus costumam desequilibrá-lo. A prisão de ventre é dos males presentes nesse dosha. Por esse motivo a alimentação adequada para esse dosha é tão importante.

Resumo das principais características de Vata:
● Fisicamente tende a ser magra, estrutura leve e esquia;
● Flexível e a ágil na juventude, mas com baixa energia;
● Cansa-se com facilidade por excesso de esforço, predisposição para exaustão;
● Pele seca e geralmente escurecida nas articulações;
● Tende a ter crises emocionais de curta duração, mas que logo são esquecidas;
● Anda rápido e executa as atividades com agilidade;
● Imaginação fértil, entusiasmado e vivaz;
● Digestão e fome irregular;
● Mudanças de humor constantes;
● Reage ao mundo pelo tato;
● Digestão difícil e hábitos alimentares irregulares (come muito em um dia e pouco no outro);
● Adora mudanças e agitação;
● Novas informações são captadas com facilidade, mas também esquece rápido;
● Tende a desenvolver dores generalizadas, artrite e rigidez muscular.

PITTA

Pitta é regido pela combinação de Fogo e Água.

Possuem estatura mediana, pele rosada e corada e os olhos são geralmente claros, acinzentados, castanhos-acobreados ou verdes. Na maioria das vezes os cabelos tendem a ser sedosos, mas tendem a ficar grisalhos e calvos antes dos demais doshas. Na maioria da vezes a pele é oleosa e, portanto, demoram a ter rugas. Podem também apresentar sardas e dentes um pouco amarelados.

Esse dosha é responsável pelas transformações bioquímicas do nosso corpo e, por esse motivo, lidera as atividades de digestão e metabolismo. Além disso, também tem como função, a produção adequada de hormônios e enzimas.

Com relação a temperatura corporal de Pitta, na maioria das vezes é alta, transpirando mesmo em climas amenos. E, devido ao excesso de transpiração, seu odor costuma ser forte.

Ao contrário de Vata que tem dificuldade de transpirar mesmo em temperaturas elevadas. Pitta tem pouca tolerância à temperaturas muito elevadas, desta forma, trabalhar embaixo do sol em trabalho físico pesado pode ser um martírio. Esse dosha vive em função do relógio e tem sempre o sentimento que está desperdiçando o tempo. É do tipo workaholic, tem medo do fracasso e, geralmente, não aceita não como resposta.

O biótipo Pitta tem um grande poder de compreensão e concentração e costumam ser muito inteligentes. Tem fome por conhecimento, com uma memória lógica, argumentativa e investigativa invejável. Por ter boa habilidade administrativa, quase sempre ocupa posições de liderança. Bom planejador, disciplinado e ambicioso, tendem a tomar frente das situações. Devido seu carisma, atrai com facilidade as pessoas.

É sempre muito organizado, seu quarto está sempre limpo e arrumado, roupas e sapados nos devidos lugares, podendo chegar a organizar e/ou programar a rotina daquele que estão ao seu redor.

Por ser perfeccionista, se apega aos pequenos detalhes, levando às vezes à perda de foco. Sua mente está constantemente trabalhando, em busca de soluções para qualquer tipo de problema que lhe é apresentado. Por ser organizado e bom planejador, geralmente costuma alcançar facilmente seus objetivos.

Outra característica de Pitta é o andar determinado e sentir-se faminto caso a refeição venha a atrasar meio hora, visto que tem apetite, metabolismo e digestão fortes. Tendem a consumir grandes quantidades de bebida e comida produzindo grande quantidade de fezes e urina. Com fome, precisa de alimentar logo, senão, pode vir a ficar extremamente irritado.

O desequilíbrio pode ser desencadeado em decorrência do excesso de atividade mental, da agressividade, e da busca pela perfeição e do sucesso. Esse processo faz com ele perca energia desnecessária. Em alguns casos, esse biótipo procura ter sucesso material e prosperidade, mas por outro lado, gasta mais do que conseguiu ganhar.

Outro fator é o verão, período em que se sente desconfortável, pois aumenta o calor corporal tornando-o suscetível à doenças. Nessa estação do ano pode se sentir mais agitado e irritado.

Na alimentação alimentos condimentados, frutas e vinhos muito ácidos, iogurte e o cigarro, em excesso, tendem a desequilibrá-lo.
Os indivíduos de Pitta não precisam de muitas hora de sono, porém deve ser profundo e sem interrupções. No entanto, sentir sede ou levantar-se para urinar durante a noite pode ser um fator de desequilíbrio.

Para o equilíbrio do dosha Pitta, deve-se procurar fazer algo somente pelo prazer, sem uma meta pré-definida. Por isso é interessante que Pitta disponha seu tempo livre com caminhadas relaxantes, e praticar algum tipo de atividade que não estimule a competição. Como Pitta é muito sensível a luz do Sol, ao contrário, a lua para esse dosha torna-se um suavizante.

Quando em estado de equilíbrio, as pessoas de Pitta são carinhosas e calorosas.

Resumo das principais características de Pitta:
● Pele clara ou rosada, com tendência a sardas;
● Passos determinados ao andar;
● Muito apetite, sede e boa digestão, não conseguem pular refeições;
● Tendência a irritabilidade e raiva sob pressão;
● Não gosta de desperdiçar o tempo e vive em função do relógio;
● Pouca tolerância ao sol. Suor excessivo e odor no corpo;
● Tendem a ficar grisalhos ou calvos cedo e os cabelos podem ser louros, castanho ou ruivo;
● Fala com precisão e tem boa articulação;
● Quando equilibrado é ardente nas emoções e caloroso;
● Aprecia desafios e tem caráter empreendedor;
● Resistência e força medianos;
● Inteligência aguçada e tendência a argumentação;
● Aprecia desafios e reage ao mundo de maneira visual.

KAPHA

Os elementos que regem Kapha são a Terra e a Água e é o dosha responsável pela estrutura do corpo.

O indivíduo de Kapha costuma ter um corpo saudável e forte com o tronco e músculos largos e fortes e a estrutura óssea pesada. Devido a essa condição, forte e pesada, Kapha tende a ganhar peso com facilidade e dificuldade para perde-lo. Possui metabolismo e digestão lentos e, por isso, geralmente estão fora do peso.

Em sua maioria, os indivíduos do biótipo Kapha são saudáveis e forte, possuindo muita energia e resistência. Os olhos geralmente são negros ou escuros, com sobrancelhas e cílios grossos e longos. A pele é macia e lisa, mas com tendência a oleosidade. Já os cabelos são escuros e macios, por vezes cacheados e com volume. Os dentes são brancos e largos.

O tipo Kapha é classificado como “sossegado”.

Para a Ayurveda, em sua maioria, o indivíduos do dosha Kapha são pessoas desfrutam de boa saúde e transmite uma visão tranquila e feliz do mundo. Antes de tomar uma decisão, Kapha costuma pensar a respeito por um longo tempo.

Dorme profundamente e acorda devagar. Normalmente busca conforto na comida e tedem a viver o momento presente, aconselhando as outras pessoas a fazer o mesmo.

Mesmo tendo um corpo resistente e uma boa constituição física, não gosta de praticar atividade física, o que seria de extrema valia para o seu biótipo. Em contrapartida, ele prefere ficar sentado comendo, sem fazer nada. E mesmo quando pratica algum exercício, logo após, procura algo para comer. Além disso, costumam ser poupadores, mas não se preocupam em gastar com boa comida.

Enquanto o dosha Pitta é penetrante e afiado e Vatta parece ser disperso, o indivíduo de Kapha tem um discurso tranquilo e pacífico e uma natureza gentil e amável. São pacientes e tolerante, com uma grande disposição para amar e perdoar o próximo. São pessoas de bastante fé espiritual e a mente calma e estável.

A vida sedentária, comidas congeladas e dormir durante o dia são alguns dos motivos do agravamento do dosha Kapha. Além disso ficar muitas horas sentado na mesa de trabalho, tendem a acumular Kapha no organismo.

Diferente dos demais doshas que queimam energia mais rápido, Kapha tem o metabolismo lento e é beneficiado com uma vida mais longa. Porém em desequilíbrio, o metabolismo e a digestão lentos podem levar a obesidade causando doenças como diabetes, hipertensão, e doenças do coração. E, portanto, sem saúde o corpo não sobrevive por muito tempo.

No inverno, como esse é regido por água, costumam sofrer com resfriados, sinusites, bronquite e outras desordens devido excesso de muco.

Tendem a ter sono profundo e prolongado, transpiração moderada e evacuação lenta. Costumam ter uma rotina e não gostam de alterá-la, entretanto, é importante revisar tal rotina fazendo pequenas mudanças, e desta forma, não ficar na inércia.

Se emocionalmente desequilibrado, Kapha pode sofrer alguns males tais como o apego, a inveja, a luxúria, a preguiça, e avareza, podendo levar a depressão.

Resumo das características de Kapha
● Força e resistência física;
● Movimentos lentos e graciosos, mesmo com excesso de peso seu andar é leve;
● Demora a ficar irritado devido sua personalidade tranquila e relaxada;
● Pele suave, espessa e pálida, tendência a oleosidade;
● Dificuldade para captar informações, mas quando captadas as retêm por um longo tempo;
● Apetite moderada e digestão lenta;
● Tendem a ser possessivos;
● Busca consolo na alimentação;
● Facilidade de ganhar peso;
● Sono prolongado e profundo;
● Acorda devagar e gosta de ficar na cama por um bom tempo ante de levantar;
● Pensa muito antes de tomar uma decisão;

Os biotipos Bi-doshas e Tri-doshas não se encontram detalhados aqui, mas você poderá encontrá-los facilmente na internet.

Gostou de conhecer o seu dosha? Compartilhe comigo o seu biotipo através dos comentários abaixo. Vou adorar interagir com você!

Namastê

 

Assine minha Newsletter e receba mais artigos como este.

Nenhum comentário

Postar um comentário