Saiba como silenciar sua mente com o Eneagrama
15126
post-template-default,single,single-post,postid-15126,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Como silenciar a mente com o Eneagrama

Como silenciar a mente com o Eneagrama

“Talvez ainda esteja em mim as lágrimas que não chorei, a dor que não senti, a raiva que não expressei, o amor que não expus, as sementes que não plantei.”

(Camila Judice)

  

 Este é um trecho de um texto que escrevi para explorá-lo em um dos nossos cursos de Eneagrama. Afinal, quais as dores que não me permiti sentir? Quais os sentimentos e emoções que não expressei? As palavras, o NÃO que precisava ter sido dito em alto e bom tom?   Reprimimos, nos culpamos, adoecemos. Quando não expressamos o que sentimos, o corpo grita.

 

Verdadeiro crescimento tem a ver com abraçar quem realmente somos, sem medo nenhum ir de encontro com a própria humanidade. O que você reprime? Qual a antiga ferida projeta em situações atuais? Sabe aquela parte de você mesmo ignorada, “deixada de canto”, esquecida? Então… É ela quem está no comando de todo o Show!  É preciso abrir mão dos velhos e turvos espelhos, e abraçar nossa Essência e nossa personalidade, nossas misérias e nossas “extraordinariedades”.

Porém, o Tipo 9 nos relembra que por vezes fugimos de nós mesmos, o Tipo 6 que tememos nossas próprias e grandiosas Luzes e o Tipo 3 que tememos nossas sombras e mentimos para nós mesmos às vezes. Mentir, fugir e se esconder de nós mesmos, sempre em vão! Nossa essência, uma voz interior, sempre persistirá em ser ouvida.

​Leia também: 

Qual a tua Essência?

4 Livros que podem te ajudar no Autoconhecimento

 

O Eneagrama nos propõe um crescimento surpreendente. Ao estudar a fundo este mapa, chegamos a conclusão que ele nos revela o caminho de destruição da humanidade, mas também descreve o caminho da salvação.

Caímos em uma rotina, nos ligamos no modo automático rápido demais. A vida não é apenas sobre trabalhar, construir um patrimônio e em pequenos intervalos alguns momentos de lazer. Há um sentido maior em viver, uma missão de vida que precisa ser não criada por nós, porém DESCOBERTA por todos nós.

É preciso parar por alguns momentos, silenciar, respirar mais profundamente, fechar os olhos. É quando fechamos os olhos para este mundo que podemos em fim enxergar claramente a riqueza que há dentro de nós. Quando fechamos os ouvidos para o barulho aqui de fora, que o silêncio finalmente conversa conosco e nos revela o que necessitamos ouvir.

Reflexão, meditação, silêncio, calmaria, uma parada. Seu corpo não pede isso todas as noites após um dia exaustivo de trabalho? Um descanso? Pois bem… Sua alma também. Perguntar-se onde estou indo, o que precisa ser iniciado e finalizado em minha trajetória, simplesmente um momento para calar a tempestade interior.

Abaixo, alguns questionamentos para cada tipo do Eneagrama como sugestão para serem respondidos em silêncio, enquanto o Amor e a compaixão por si mesmo alagam seu coração:

Tipo 1: Qual a raiva que reprimi no passado? E no presente? Qual a perfeição que há ao meu redor neste momento?

Tipo 2: Qual é a necessidade que com humildade preciso expor? Como posso cuidar mais de mim mesmo?

Tipo 3: Qual é a verdade que existe em cada busca, cada ação que realizei hoje? O que estou sentindo neste momento?

Tipo 4: Qual é o próximo passo cheio de disciplina e objetividade preciso dar?

Tipo 5: Qual é o sentimento que preciso expressar mais? Em que momento irei substituir Saber por Sabor, por uma  ação, por algo construtivo?

Tipo 6: Qual é a ação corajosa que terei hoje? Qual a decisão cheia de Fé e confiança tomarei hoje?

Tipo 7: O que é importante para mim com perseverança levar até o fim?

Tipo 8: Qual é a “armadura” desnecessária que estou vestindo? Quais os medos em ser enganado ou ferido?

Tipo 9: O que é tão importante para mim e mesmo assim venho adiando realizar?

 

Se você gostou desta reflexão e quer saber mais sobre Eneagrama, seu Eneatipo e caminhos de crescimento, entre em contato: contato@eneaser.com.br! Venha conhecer e se fascinar por esta sabedoria milenar!

Se inscreva na nossa Newsletter e receba mais textos reflexivos como este!

Camila Judice, pós graduada em Administração de Recursos Humanos com ênfase em Desenvolvimento Organizacional, especialista em Pedagogia Empresarial. Professional e Leader Coach, Membro da Academia Brasileira de Coaching. É certificada internacionalmente em Sucesso em Liderança (Treinamento ministrado pelo Norte Americano Brian Tracy). Assessora de Gerenciamento Empresarial, especialista em Eneagrama aplicado em processos de Coaching e Desenvolvimento de Lideranças. Formação Intensiva em Eneagrama (1ª Etapa do EPTP – Enneagram Professional Training Program Brazil) Tradição Narrativa de Helen Palmer e David Daniels. Idealizadora e fundadora do Instituto Eneaser.

Compartilhe! =D
Nenhum comentário

Postar um comentário